11.10.11

Sempre As Mesmas: Alexandre Matias


O blog Trabalho Sujo, do Alexandre Matias, é uma chuva forte de bom conteúdo -- esperto, rápido, inteligente, interessante, longo quando o assunto pede e por aí vai. Há certa influência do método Matias aqui na casa: a coisa do texto não ser obrigatório para um post virar post abriu a linguagem do Som Imaginário em um determinado momento e deixou isso aqui mais interessante de se fazer. Nada mais certo que convidar o Matias - que também é editor do caderno Link no Estadão - para o Sempre As Mesmas. E ele topou.

Como já é de praxe na coluna, ele fala de Beatles X Stones, Miles, Milton Nascimento, Radiohead, discos de jazz obrigatórios segundo ele etc. Os programas passados, pra quem perdeu, estão ali na tag entrevistas. Tem Sérgio Martins, Renata D'Elia, Ricardo Seelig, Arthur Dapieve e mais. Vambora.

Deep Purple do Gillan ou da dupla Coverdale/Hughes?
Ian Gillan. Made in Japan é tipo Apanhador no Campo de Centeio e On
the Road - obrigatório para adolescentes do sexo masculino.

Neil Young: do rock ou do folk?
Do rock. Mas meu disco favorito dele equilibra as duas metades - Rust
Never Sleeps.

Miles Davis vale em todas as fases?
Dispenso os anos 80. Mas piro mesmo no segundo quinteto, com o Herbie Hancock.

E o Milton Nascimento?
Antigamente o Angeli fazia uma tirinha que se chamava Listen to the
Music. Nela, ele mesmo era um locutor numa rádio que ficava comentando
as músicas que ia tocar. Aí lembro de uma em que ele falava que estava
num clima bem piegas e começava com "Imagine" e depois com 10 ou 20
músicas do Milton. O enquadro nesse escopo. Curto pacas o Clube da
Esquina (o disco - e só o primeiro), mas pra mim o gênio ali é o Lô
Borges.

Nina Simone, Ella Fitzgerald, Billie Holiday ou Sarah Vaughan?
Ella. Sou tradicionalzaço nessas praias.

Quais são os seus três discos de jazz obrigatórios?
Something Else!!!!, do Ornette Coleman; Atlantis, do Sun Ra; e Time
Out, do Dave Brubeck.

Beatles e Stones. O que um tem que o outro não?
Beatles inventou a cultura pop como a conhecemos. Rolling Stones
inventou o rock pós-Beatles.

Peter Gabriel ficou pelo Genesis ou soube voar também solo?
Curto bem os primeiros discos solo (gosto até de "Sledgehammer"!), mas
o ouro mesmo tá no Genesis.

O que tem essa cena indie de Artic Monkeys, The Strokes, Franz
Ferdinand, Arcade Fire etc? É pra tanto barulho? Quem se salva?

Dos que você citou, o Franz Ferdinand.

Radiohead é isso tudo?
Melhor banda dos últimos 20 anos.

Qual o lançamento de 2011 até agora?
House of Balloons, do Weeknd.

O que você está ouvindo?
Chillwave. Aos montes.

Nenhum comentário: