11.8.10

Um papo com Leonardo Amuedo



Leonardo Amuedo
é um guitarrista uruguaio, radicado no Brasil, que já falei aqui no blog uma vez. Dono de excelente técnica e bom gosto, Amuedo integrou a banda do Ivan Lins nos últimos anos, participou de projetos paralelos - como o Caixa de Música com Kiko Continentino e Mauro Senise - e está preparando seu cd solo. Ele contou um pouco disso num conversa rápida via email.


Som Imaginário: Como foram esses anos na banda do Ivan Lins? E por que a saída? Leonardo Amuedo: Conheci o Ivan na Holanda onde morei 13 anos e ficamos amigos. Dividimos algumas produções até que um dia ele me fez uma proposta irrecusável de vir morar no Brasil e tocar com ele. Aí eu e a minha família viemos para o Brasil em 2002 e desde então fiz parte da banda até março desse ano. A minha saída da banda não teve motivos isolados, mas foi uma decisão minha para trabalhar com outros artistas e com o próprio Ivan também, o que ainda faço bastante. Também quero dedicar-me mais ao meu trabalho instrumental. Estou acabando um CD com musicas minhas e me apresentando ao vivo com meu trio.

SI: Como foi o seu início de carreira?

LA: O meu inicio foi bem cedo, comecei a tocar profissionalmente quando tinha 16 anos. Com 25 ja tinha gravado mais de 5 cds na Holanda com o meu trio e como solista.


SI: Quais músicos e artistas têm influência na sua guitarra?

LA: Muitos!! Wes Montgomery, George Benson, Part Metheny, Toninho Horta, Keith Jarret, Herbie Hancock, John Abercrombie, Hugo Fattoruso, Ivan Lins e por ai vai.

SI: Considero aquele solo de Depois dos Temporais, no dvd Saudades de Casa, e também, o de Dinorah no Cantando Histórias, momentos especiais. Não vejo esse espaço dado por Ivan na música de outros cantores, o solo de guitarra teria ficado cafona depois dos anos 80? Como você vê o papel da guitarra na canção?

LA: Acho que ja respondi essa pergunta antes ou será um Déjà vu? (risos)
O que é cafona? Não acredito mais neste termo, pois tudo é relativo. A guitarra é importante na canção como qualquer instrumento. O Ivan dá esse espaço pois ele não é só um cantor, ele é um músico na totalidade e vibra com cada solo e com cada momento musical como deve ser, sem se preocupar com o fato de um músico chamar a atenção, pelo contrario, ele sempre está dando força para os músicos. Não é todo artista que pensa assim infelizmente, pois eu acho que quem ama a música tem que pensar e reagir assim como o Ivan. Os outros trabalham com musica, não a amam, é diferente.

SI: Fale um pouco do seu cd solo.

LA: O CD esta pronto em fase de mixagem, sairá em 2010 e contém músicas minhas somente. Este CD é instrumental e tem uma sonoridade acústica com o único instrumento elétrico sendo a guitarra. Contei com a participação de músicos maravilhosos como Mauro Senise, Marcos Nimrichter, Nicolas Krassik, Rafael Barata, Guto Wirte, Marco Brito, Josue Lopez e Osvaldo Fattoruso.


<><>


Ficamos agora no aguardo do cd solo de Amuedo, que promete. No youtube (claro) há links para alguns videos e é possível encontrar umas faixas no myspace do guitarrista: http://www.myspace.com/leonardoamuedo

Nenhum comentário: