18.5.08

Música do Mundo

Peter Gabriel (foto) faz muito pela chamada World Music. No final da década de 80, criou o selo RealWorld e assim possibilitou que artistas africanos e asiáticos, por exemplo, gravassem e lançassem seus discos, ao invés de tentar o inalcançável mercado americano e europeu.
Fora isso, Peter sempre trouxe para seus discos participações desses artistas e influências de suas culturas, como aconteceu com o senegalês Youssou N'Dour.

Esse ano, finalmente, o Brasil ganha um festival de World Music .
O festival Bridgestone Music acontecerá na cidade de São Paulo e receberá artistas de outros cantos do mundo, de alto nível musical, mas que nem sempre estão na luz dos nossos holofotes.

O elenco do festival que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho no Citibank Hal é formado por: Rachel Z, a argelina Souad Massi e grupo, Daby Touré, o norte-americano Lonnie Smith, o indiano Vijay Iier e Dobet Ghanoré, cantora da Costa do Marfim.
A pianista Rachel Z - que gravou um tributo a Wayne Shorter -, integrou a banda de Peter Gabriel nos últimos anos e vem com seu trio de Jazz contemporâneo que tem o atrativo de fazer versões para artistas como The Police e Alice in Chains.


Dr. Lonnie Smith (foto) que já gravou discos pela Blue Note na década de 60 e 70 e já fez parte do grupo de George Benson, vem com um trio que é completado por um guitarrista e um baterista.

Tomara que dê certo essa iniciativa de trazer artistas de outras partes do mundo para cá e quem sabe o festival aconteça em outras cidades.

<><><><>

O já estabelecido festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras acontece na semana que vem e tem John Scofield, Russell Malone e Vernon Reid como nomes. Outro festival novo e interessante, o "Música em Cena", que aconteceu em maio do ano passado e trouxe o "gennio" Morricone, esse ano não deu sinal de vida, uma pena.





Nenhum comentário: